Acúmulo de nutrientes no crescimento inicial de pitaia em função da adubação fosfatada
Palavras-chave:
Hylocereus undatus, fruta do dragão, nutrição mineral, superfosfato simples.Resumo
O conhecimento da quantidade de nutrientes acumulados na pitaia auxilia na recomendação de adubação equilibrada, a qual proporciona nutrição adequada e contribui para a máxima expressão do potencial dessa espécie. Objetivou-se avaliar o crescimento, acúmulo de nutrientes e eficiências de absorção, transporte e utilização de P pela pitaia, em função da adubação fosfatada. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco doses de P (0 mg dm-3, 20 mg dm-3, 40 mg dm-3, 80 mg dm-3 e 160 mg dm-3) incorporadas ao solo, com quatro repetições, três vasos por parcela e uma estaca por vaso. Foram observadas diferenças no acúmulo de todos os nutrientes na parte aérea e nas raízes da pitaia e nas eficiências de absorção, transporte e utilização de P, em função da adubação fosfatada. O acúmulo de nutrientes pelas raízes da pitaia obedeceu à seguinte ordem: N > K > Ca > S > P > Mg > Fe > Mn > Zn > B ? Cu. Na parte aérea, a ordem foi: K > N > Ca > S > Mg > P > Mn > Fe > Zn > B ? Cu. O crescimento inicial da pitaia foi máximo com 81 mg dm-3 de P, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. A aplicação de 44-67 mg dm-3 de P ao solo promoveu os maiores acúmulos de macro e micronutrientes na pitaia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-08-2016
Como Citar
MOREIRA, R. A.; DA CRUZ, M. do C. M.; FERNANDES, D. R.; E SILVA, E. de B.; DE OLIVEIRA, J. Acúmulo de nutrientes no crescimento inicial de pitaia em função da adubação fosfatada. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 230–237, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/40813. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.