Lixiviação do herbicida S-metolachlor associado a paraquat ou glyphosate em plantio direto
Palavras-chave:
Lolium multiflorum, bioensaio, percolação, herbicida residual, cobertura vegetal.Resumo
A associação de herbicidas dessecantes com herbicidas residuais constitui manejo comum, em áreas sob semeadura direta. Entretanto, não se conhece o efeito do herbicida dessecante e da palhada sobre a lixiviação do herbicida residual. Objetivou-se determinar a lixiviação do herbicida S?metolachlor, aplicado sequencialmente ou associado a paraquat ou glyphosate, sobre azevém. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas. Nas parcelas principais, foram alocados os herbicidas dessecantes paraquat (600 g ha-1) ou glyphosate (720 g ha-1) e, nas subparcelas, S-metolachlor (2.800 g ha-1) aplicado sequencialmente ou associado aos herbicidas dessecantes, assim como uma testemunha contendo apenas herbicida dessecante, sem aplicação do herbicida residual. O tipo de herbicida dessecante não interferiu na lixiviação do herbicida residual. Além disso, a modalidade de aplicação do herbicida residual, sequencialmente ou em associação ao dessecante, não afetou o comportamento do S-metolachlor no solo. A concentração biodisponível no solo, aos 25 dias após a aplicação, foi de 90 g i.a. ha-1, à profundidade de 18 cm.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-09-2016
Como Citar
NUNES, A. L.; VIDAL, R. A. Lixiviação do herbicida S-metolachlor associado a paraquat ou glyphosate em plantio direto. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 254–258, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/40405. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.