Acúmulo de nutrientes e desempenho agronômico de melancia sem sementes enxertada
Palavras-chave:
Citrullus lanatus, absorção de nutrientes, nutrição de plantas.Resumo
A adubação química é um dos principais insumos que aumentam os custos de produção da melancia. A enxertia de melancia em porta-enxerto compatível e com sistema radicular vigoroso pode aumentar a eficiência na absorção de nutrientes. Objetivou-se determinar o acúmulo de massa seca e de nutrientes e o desempenho agronômico em melancia enxertada. Utilizou-se como enxerto a melancia triploide ‘Precious Petite’ e como porta-enxerto a Linha BGCIA941 (Citrullus lanatus var. citroides). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em parcela subdividida, com seis repetições. Na parcela, avaliou-se ‘Precious Petite’ enxertada na Linha BGCIA941, ‘Precious Petite’ sem enxertia e Linha BGCIA941 em pé franco, enquanto a subparcela correspondeu à época de amostragem (0, 10, 20, 30, 40, 50, 60 e 70 dias após o transplantio). ‘Precious Petite’ enxertada na Linha BGCIA 941 acumulou mais macro e micronutrientes que as plantas sem enxertia, incrementando a produtividade de frutos, firmeza da polpa e espessura da casca, mas não alterou os teores de sólidos solúveis. A ordem decrescente de acúmulo de nutrientes nas plantas enxertadas foi N > K > Ca > Mg > P > S > Fe > Mn > Zn > B > Cu, e em ‘Precious Petite’ sem enxertia correspondeu a N > K > Ca > Mg > P > S > Mn > Fe > B > Zn > Cu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-09-2016
Como Citar
SANTOS, J. S. dos; DIAS, R. de C. S.; GRANGEIRO, L. C.; SIMÕES, W. L.; DEON, M. D. Acúmulo de nutrientes e desempenho agronômico de melancia sem sementes enxertada. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 311–320, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/39610. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.