Fungos micorrízicos aumentam a competitividade de cafeeiro frente à interferência de Bidens pilosa
Palavras-chave:
Claroideoglomus etunicatum, Coffea arabica L., Dentiscutata heterogama.Resumo
As micorrizas proporcionam diversos benefícios às plantas de cafeeiro. Avaliou-se se esses benefícios influenciam nos danos causados pela competição de Bidens pilosa com plantas jovens de café. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com tratamentos estabelecidos pelo fatorial 2 x 3 (presença e ausência da interferência de B. pilosa em plantas inoculadas com Claroideoglomus etunicatum ou Dentiscutata heterogama e não inoculadas). Plântulas de café foram inoculadas com esporos dos fungos e se desenvolveram por 120 dias. Em seguida, foram submetidas à interferência de B. pilosa por mais 120 dias, quando foram coletados dados de crescimento, colonização micorrízica, massa seca e teores foliares de nutrientes no cafeeiro. Também foram avaliados a massa seca e os teores de nutrientes em plantas de B. pilosa. A inoculação proporcionou melhor crescimento e nutrição das plantas de café. A competição com B. pilosa reduziu a colonização micorrízica, altura, área foliar, massa seca de folhas e de caule, massa seca de raízes, número de ramos plagiotrópicos e teores de P e Fe das plantas de café, porém, esse efeito foi menor nas plantas inoculadas. A massa seca de B. pilosa diminuiu sob a interferência de plantas de café inoculadas. A inoculação de C. etunicatum e D. heterogama, em mudas de café arábica, aumenta a capacidade competitiva da cultura frente à interferência de B. pilosa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-06-2016
Como Citar
FRANÇA, A. C.; FREITAS, A. F. de; SANTOS, E. A. dos; GRAZZIOTTI, P. H.; ANDRADE JÚNIOR, V. C. de. Fungos micorrízicos aumentam a competitividade de cafeeiro frente à interferência de Bidens pilosa. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 132–139, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/39485. Acesso em: 7 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.