Adubação nitrogenada em braquiarão: decomposição da fitomassa e liberação de nutrientes
Palavras-chave:
Urochloa brizantha, celulose, lignina, persistência de palhada, reciclagem de nutrientes.Resumo
A aplicação de nitrogênio (N) em cobertura ou pré-semeadura aumenta a produção de fitomassa, gerando maior acúmulo de nutrientes e favorecendo indiretamente a cultura em sucessão. Contudo, a adubação com N pode alterar a decomposição e a dinâmica de nutrientes da fitomassa. Objetivou-se avaliar a taxa de decomposição, celulose e lignina e velocidade de liberação de nutrientes da fitomassa do braquiarão, em função da aplicação de N. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial constituído por dois níveis de adubação nitrogenada e seis épocas de coleta após dessecação [0, 14, 34, 41, 51 e 68 dias após o manejo (DAM)]. A aplicação de N em cobertura no braquiarão aumenta a produção de matéria seca e o acúmulo de N, mas não altera a velocidade de decomposição e liberação. A adubação nitrogenada reduz a relação C/N, porém, não altera os teores de celulose, lignina e a decomposição e liberação de N, K, Ca, Mg, C e Si. A quantidade de P e S acumulada na planta e liberada para o solo aumenta com a adubação nitrogenada. As máximas taxas de liberação ocorrem no período de 0-14 DAM, de forma mais intensa para o P e S quando o N é aplicado. Esses resultados evidenciam o elevado potencial dessa espécie para sistemas de integração lavoura-pecuária, com algumas vantagens que podem ser potencializadas com doses maiores de N.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-06-2016
Como Citar
COSTA, C. H. M. da; CRUSCIOL, C. A. C.; SORATTO, R. P.; FERRARI NETO, J.; MORO, E. Adubação nitrogenada em braquiarão: decomposição da fitomassa e liberação de nutrientes. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 159–168, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/39297. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.