Sistemicidade de inseticida neonicotinoide em soja e seu efeito sobre o percevejo marrom
Palavras-chave:
Glycine max, Euchistus heros, tiametoxam.Resumo
Durante a aplicação de inseticidas, na cultura da soja, forma-se um gradiente vertical de deposição do produto ao longo do dossel, resultando em dificuldades no controle dos percevejos que se encontram nos terços médio e inferior das plantas. Objetivou-se avaliar a sistematicidade do inseticida tiametoxam em diferentes estágios da cultura da soja, utilizando-se o percevejo marrom como bioindicador da ação do inseticida. O estudo combinou locais de aplicação do produto (terço inferior, médio e superior) e de infestação dos percevejos, em cinco fases do estágio fenológico (R2, R3, R4, R5.2 e R6) da cultura da soja. Nos estágios R2 e R5.2, as plantas apresentaram translocação acropetal do produto, sendo o efeito mais pronunciado no estágio R2. Nos estágios R3, R4 e R6,não houve translocação suficiente do produto para o controle dos percevejos. Em todos os estágios, nos tratamentos com exposição direta (mesmo local de infestação e pulverização), houve controle satisfatório dos percevejos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-04-2016
Como Citar
BASSO, C. J.; KUSS, C. C.; PIAS, O. H. de C.; MURARO, D. S.; CUTTI, L. Sistemicidade de inseticida neonicotinoide em soja e seu efeito sobre o percevejo marrom. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 96–101, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38908. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.