Respostas ecofisiológicas e bioquímicas de erva-sal submetida a salinidade
Palavras-chave:
Atriplex numulária, trocas gasosas, prolina.Resumo
A erva-sal, uma halófita tolerante ao estresse salino, constitui excelente material para a identificação de mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na resistência a salinidade. Objetivou-se avaliar as respostas ecofisiológicas e bioquímicas de plantas de erva-sal, nas concentrações de 0 mM, 150 mM, 300 mM, 450 mM e 600 mM de NaCl. A biometria, trocas gasosas e teor relativo de clorofilas e de prolina nas folhas foram mensurados. As plantas apresentaram estímulo de crescimento principalmente nos níveis de 0 mM, 150 mM e 300 mM de NaCl. Quanto às trocas gasosas, houve variação na taxa fotossintética e regulação estomática, gerando um pequeno aumento na transpiração foliar. A salinidade não alterou significativamente os teores de clorofilas, mas induziu incremento nos teores de prolina em todos os níveis de NaCl, demonstrando capacidade de manutenção do crescimento e evidenciando ocorrência de ajustamento osmótico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-06-2016
Como Citar
DE OLIVEIRA JUNIOR, L. F. G.; REIS, F. de O.; FAGUNDES, J. L.; GAGLIARDI, P. R.; OLIVEIRA, L. F. M. Respostas ecofisiológicas e bioquímicas de erva-sal submetida a salinidade. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 116–122, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38719. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.