Tratamento de sementes, compactação do solo e manejo de nitrogênio afetam o arroz de terras altas
Palavras-chave:
Cupim, pesticida, fipronil, arroz aeróbico.Resumo
A disponibilidade de água para o cultivo de arroz irrigado (Oryza sativa L.) está reduzindo-se em todo o mundo. Portanto, faz-se necessário desenvolver tecnologias que permitam o cultivo de arroz em condições aeróbicas, para produzir grãos de arroz sem perdas de rendimento e obter maior eficiência no uso da água. Objetivou-se determinar a melhor combinação de opções de manejo para a produção de arroz de terras altas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial. Os tratamentos consistiram da combinação de cinco cultivares de arroz (BRS Caçula, BRS Serra Dourada, BRS Primavera, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda) com duas pressões de compactação no sulco de semeadura (25 kPa ou 126 kPa), dois tipos de tratamento de sementes (com ou sem pesticida) e dois tipos de manejo de N (todo o N na semeadura ou todo o N em cobertura). A aplicação de todo o N na semeadura, ao invés do N em cobertura, foi eficaz para proporcionar maior produção de grãos no sistema plantio direto (SPD). Nesse sistema, genótipos de arroz de terras altas apresentam melhores resultados com maior pressão de compactação. O tratamento de sementes com inseticida proporcionou maior rendimento de grãos da BRS Sertaneja, no SPD, e para todos os genótipos no sistema plantio convencional (SPC). A BRS Esmeralda, no SPD, e BRS Esmeralda e BRS Primavera, no SPC, foram os genótipos mais produtivos. Além disso, no SPD, a aplicação de N na semeadura e a pressão de compactação sobre o sulco de semeadura são importantes para aumentar a produtividade de grãos de arroz de terras altas. No SPC, o tratamento de sementes é importante para melhorar o rendimento de grãos do arroz de terras altas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-04-2016
Como Citar
PINHEIRO, V.; NASCENTE, A. S.; STONE, L. F.; LACERDA, M. C. Tratamento de sementes, compactação do solo e manejo de nitrogênio afetam o arroz de terras altas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 72–79, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38428. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.