A orquídea ornamental Bletia catenulata é autocompatível, mas dependente de polinizador para reprodução
Palavras-chave:
Germinação in vitro, aclimatização, Cerrado.Resumo
Bletia catenulata é uma orquídea nativa do Brasil, cujas populações têm sofrido coleta predatória. Objetivando conhecer aspectos da biologia reprodutiva e sua relação com a germinação de sementes, diferentes tipos de polinização foram realizados em flores de plantas cultivadas em estufa agrícola. A polinização cruzada e a autopolinização manuais resultaram em altos percentuais de frutificação (76,7-86,7 %), sendo de apenas 26,7 % na polinização natural, na qual a ausência de polinizadores, por isolamento das flores, resultou na ausência de frutos. A germinação in vitro de sementes de todos os frutos resultantes das diferentes polinizações foi baixa, sendo 8,6 % o maior valor percentual de protocormos obtidos. Portanto, B. catenulata é autocompatível, gerando sementes viáveis, mas dependente de polinizador para reprodução sexuada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-01-2016
Como Citar
PAIVA NETO, V. B. de; CORREA, A. P. M.; BARROS, F. de; PADILHA, D. R. C.; BORGES, M. C. R. Z. A orquídea ornamental Bletia catenulata é autocompatível, mas dependente de polinizador para reprodução. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 473–479, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38410. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.