Resposta de fungos e processos biológicos do solo a resíduos vegetais em sistema plantio direto
Palavras-chave:
Biomassa microbiana, respiração basal, solos supressivos.Resumo
O manejo do solo e a rotação de culturas podem afetar diretamente a comunidade microbiana do solo. Objetivou-se determinar indicadores de qualidade e fungos habitantes do solo, no sistema plantio direto. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 2. As três espécies de cobertura utilizadas foram braquiarão, milheto e feijão-comum, que forneceram palha e resíduos de raízes para o milho e a soja. A sequência feijão-comum + soja proporcionou pouca cobertura do solo, maior quociente metabólico e respiração basal e atividade enzimática total do solo e aumento geral de fungos de solo. A análise de componentes principais teve 76,61 % da variância explicada pelos três primeiros componentes, com as culturas de cobertura, a respiração basal do solo e o quociente metabólico considerados as principais fontes qualitativas e quantitativas de variância no primeiro componente. O carbono da biomassa microbiana foi o indicador de qualidade do solo melhor correlacionado com o rendimento das culturas, e negativamente correlacionado com a densidade de Fusarium spp. A população de Rhizoctonia solani foi correlacionada com maior quociente metabólico e atividade enzimática total e respiração basal do solo. O cultivo do braquiarão favoreceu a fungistase no solo e aumento das populações do antagonista Trichoderma spp. A avaliação multivariada demonstrou a associação de fungos de solo com indicadores de qualidade do solo, bem como maior influência das plantas de cobertura sobre a variância observada, em comparação com as culturas de verão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-04-2016
Como Citar
OLIVEIRA, P. de; NASCENTE, A. S.; FERREIRA, E. P. de B.; KLUTHCOUSKI, J.; LOBO JUNIOR, M. Resposta de fungos e processos biológicos do solo a resíduos vegetais em sistema plantio direto. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 57–64, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38374. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.