Efeito de nitrogênio e calcário em capim-massai sob cortes intensivos
Palavras-chave:
Panicum maximum cv. Massai, adubação nitrogenada, calagem.Resumo
A acidez do solo e a ausência de adubação nitrogenada limitam a produtividade de gramíneas forrageiras. Objetivou-se avaliar os efeitos de doses de calcário (0 kg ha-1, 2.000 kg ha-1, 4.000 kg ha-1 e 8.000 kg ha-1) e nitrogênio (0 kg ha-1, 20 kg ha-1, 40 kg ha-1, 80 kg ha-1 e 160 kg ha-1) no acúmulo de forragem, atributos químicos do solo e teor de macronutrientes, em lâminas foliares de capim-massai (Panicum maximum cv. Massai). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em arranjo fatorial 4 x 5, com quatro repetições. As doses de calcário e nitrogênio influenciaram positivamente o acúmulo de massa seca verde do capim-massai e a saturação por bases do solo. A máxima eficiência agronômica foi obtida nas doses estimadas próximas a 587 kg ha-1 ano-1 de nitrogênio e 5.796 kg ha-1 de calcário, que, no primeiro ano de avaliações, proporcionaram os maiores acúmulos de massa seca verde, com 15.267 kg ha-1 ano-1. Ocorreu elevação na demanda por calcário do primeiro para o segundo ano. Enquanto o calcário elevou a saturação por bases, o nitrogênio causou a redução da mesma. O nitrogênio aplicado ao solo elevou a concentração de nitrogênio, magnésio e cálcio (g kg-1) nas lâminas foliares do capim-massai. Portanto, o capim-massai respondeu positivamente a doses de nitrogênio e calcário, com efeitos significativos no acúmulo de massa seca verde e nas características de solo avaliadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-03-2016
Como Citar
CARDOSO, S.; VOLPE, E.; MACEDO, M. C. M. Efeito de nitrogênio e calcário em capim-massai sob cortes intensivos. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 19–27, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38132. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.