Influência da densidade do solo em atributos da parte aérea e sistema radicular de crotalária
Palavras-chave:
Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca, desenvolvimento radicular.Resumo
A seleção de espécies de plantas de cobertura com potencial para elevado crescimento radicular, em camadas adensadas no solo, pode contribuir para o manejo de sistemas agrícolas, por meio da descompactação biológica do solo. Objetivou-se avaliar o desempenho de espécies de crotalária (Crotalaria juncea, C. spectabilis e C. ochroleuca) como agentes de descompactação, em um Latossolo Vermelho distrófico submetido a diferentes níveis de densidade (1,0 Mg m-3; 1,2 Mg m-3; 1,4 Mg m-3; 1,6 Mg m-3; e 1,8 Mg m-3). Todas as espécies apresentaram redução no crescimento da parte aérea e radicular a partir de 1,4 Mg m-3 de densidade do solo. Crotalaria juncea apresentou os melhores resultados, quanto à produção de fitomassa aérea e de raízes, em níveis de compactação do solo de até 1,4 Mg m-3. O crescimento radicular das plantas é maior nas camadas acima e abaixo da camada compactada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-01-2016
Como Citar
PACHECO, L. P.; SÃO MIGUEL, A. S. D. C.; BOMFIM-SILVA, E. M.; SOUZA, E. D. de; SILVA, F. D. da. Influência da densidade do solo em atributos da parte aérea e sistema radicular de crotalária. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 464–472, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38107. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.