INFLUÊNCIA DO USO E DA POSIÇÃO DO PERFIL NO RELEVO NA FERTILIDADE DE SOLOS EM ÁREAS DE ENCOSTA

Autores

  • Antonio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Ignacio Hernan Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lúcia Bezerra Candeias Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Regina da Silva Galvão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Classes texturais, propriedades químicas e morfológicas, relevo.

Resumo

Algumas variáveis indicadoras da fertilidade do solo (pH, Ca, Mg, matéria orgânica, fósforo e potássio) foram avaliadas, com o objetivo de se verificar a influência do uso e da posição topográfica na fertilidade dos solos de encostas da microbacia Vaca Brava, PB. A amostragem de solo foi estratificada em seis usos (agricultura anual, pastagem, gramínea forrageira, mata, Mimosa caesalpineafolia – sansão-do-campo e capoeira) e três posições na encosta (ombro, encosta linear e pedimento). Os valores médios e análise descritiva dos parâmetros de fertilidade dos solos foram baixos para as três posições estudadas, evidenciando um solo de baixa fertilidade. De maneira geral, o pH (ombro = 5,11, encosta linear = 5,25 e pedimento = 5,4) e os teores de cálcio e magnésio não se diferenciaram, sendo 1,92 cmolc kg-1 e 1,25 cmolc kg-1, para o ombro; 1,8 cmolc kg-1 e 1,17 cmolc kg-1, para encosta linear; e 1,67 cmolc kg-1 e 0,74 cmolc kg-1, para pedimento, respectivamente. As classes texturais influenciaram as propriedades das amostras de solo com maior intensidade que os distintos tipos de uso. As posições na encosta não influenciaram diretamente os atributos de solo. Entretanto, foram expressas como variações texturais. A análise da proporção de amostras, nos diferentes níveis de suficiência de P e K, com base nos diferentes usos da terra, classes texturais e posições no relevo, indicou uma deficiência generalizada de P, que foi mais intensa que a de K.


PALAVRAS-CHAVE: Classes texturais; propriedades químicas e morfológicas; relevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Clementino dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pro. Adjunto III UFT Campus de Araguaína. Agronomo Dr. em Ciências - Energia Nuclear/Fertilidade do Solo

Ignacio Hernan Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Agronomo, Doutor em Soil Science. Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade CNPq

Ana Lúcia Bezerra Candeias, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da UFPE. Doutora em Cartografia.

Sandra Regina da Silva Galvão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Tecnologias Energeticas e Nucleares - UFPE

Downloads

Publicado

08-03-2009

Como Citar

DOS SANTOS, A. C.; SALCEDO, I. H.; CANDEIAS, A. L. B.; GALVÃO, S. R. da S. INFLUÊNCIA DO USO E DA POSIÇÃO DO PERFIL NO RELEVO NA FERTILIDADE DE SOLOS EM ÁREAS DE ENCOSTA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 31–37, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3809. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico