Ajuste de modelos de produção água-cultura para cana-soca
Palavras-chave:
Saccharum spp., evapotranspiração, relações hídricas.Resumo
Modelos de produção precisam ser testados em diferentes locais, para serem utilizados como instrumento de planejamento agrícola. Avaliaram-se, ao longo de nove ciclos de cultivo, as relações hídricas e o desempenho de modelos de produção água-cultura, na estimativa da produtividade de cana-soca, em Paranavaí (PR). Estimou-se a evapotranspiração de referência e real da cultura, armazenamento de água no solo, deficiência e excedente hídrico. Os modelos de “Stewart” e “Jensen” obtiveram os melhores desempenhos para estimar a produtividade de cana-soca. A disponibilidade hídrica na primeira fase de desenvolvimento da cana-soca exerce a maior influência na produtividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-01-2016
Como Citar
SOUZA, J. L. M. de; GERSTEMBERGER, E.; GURSKI, B. C.; OLIVEIRA, R. A. de. Ajuste de modelos de produção água-cultura para cana-soca. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 426–433, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/37687. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.