DENSIDADES DE SEMEADURA E NÍVEIS DE NPK E CALAGEM NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO SOB PLANTIO CONVENCIONAL, EM PONTA GROSSA, PARANÁ
Palavras-chave:
População de plantas, fertilização, correção do soloResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar populações de plantas e níveis de adubação e calagem mais adequados para o plantio convencional da cultivar de feijoeiro Iapar 81, de hábito tipo II, em solo de textura pesada do Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR. Foi conduzido um experimento na safra das águas de 2003/2004. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e esquema fatorial 4 x 4, envolvendo quatro populações (100 mil, 200 mil, 300 mil e 400 mil plantas ha-1) e quatro níveis de adubação e calagem (0; 0,5; 1; e 1,5 vez as doses recomendadas de NPK e calcário). Foram avaliados as variáveis altura de plantas e o rendimento de grãos, com seus componentes primários, número de vagens por planta, número de grãos por vagem e peso médio de cem grãos. Os resultados permitiram concluir que, no solo estudado, o incremento da adubação e calagem elevou a altura de plantas em 48%, o número de vagens por planta em 66% e o rendimento de grãos em 88%, enquanto o aumento da população resultou em altura de plantas 18% menor e número de vagens por planta 65% menor, não alterando a produção de grãos.
PALAVRAS-CHAVE: População de plantas; fertilização; correção do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.