MELHORAMENTO POPULACIONAL DE ARROZ DE TERRAS ALTAS E SELEÇÃO DE LINHAGENS PROMISSORAS PARA AS CONDIÇÕES DE SAVANA DA COLÔMBIA

Autores

  • Marc Châtel Centre de Coopération Internacionale en Recherche Agronomique pour le Développment
  • Yolima Ospina Centre de Coopération Internacionale en Recherche Agronomique pour le Développment
  • Francisco Rodriguez Centre de Coopération Internacionale en Recherche Agronomique pour le Développment
  • Victor Hugo Lozano Centre de Coopération Internacionale en Recherche Agronomique pour le Développment
  • Hermando Delgado Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria

Palavras-chave:

Oryza sativa, arroz de terras altas, seleção recorrente, composto, população base

Resumo

Em colaboração, desde 1996, CIRAD (Centre de Coopé-ration Internacionale en Recherche Agronomique pour le Dévelop-pment) e CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical) desenvolvem atividades de melhoramento intra-populacional, para ampliar a base genética do arroz cultivado. O desenvolvimento de populações base (compostos) de arroz de terras altas, por meio de seleção recorrente, compõem as novas estratégias para se alcançar esse objetivo. Usando-se um gene recessivo de macho-esterilidade (ms), essas populações têm sido desenvolvidas facilmente. Na Colômbia, essas populações de arroz têm sido melhoradas por dois procedimentos de seleção recorrente: seleção massal e de progênies S2. Em cada ciclo de seleção, plantas férteis são selecionadas para o desenvolvimento de linhagens segregantes e para a seleção de progênies, usando-se o método convencional de pedigree. As linhagens avançadas são avaliadas em ensaios de rendimento, com apoio do projeto e em colaboração com a empresa colombiana de pesquisa – Corpoica Regional 8, em Villavicencio, Colômbia. Linhagens promissoras de boa adaptação a solos ácidos foram identificadas. Uma destas linhagens, extraída a partir do primeiro ciclo de seleção recorrente da população base PCT-4, mostra alto potencial de produtividade e mesmo nível de precocidade da melhor testemunha comercial (Línea 30), desenvolvida por melhoramento convencional.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa; arroz de terras altas; seleção recorrente; composto; população base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2008

Como Citar

CHÂTEL, M.; OSPINA, Y.; RODRIGUEZ, F.; LOZANO, V. H.; DELGADO, H. MELHORAMENTO POPULACIONAL DE ARROZ DE TERRAS ALTAS E SELEÇÃO DE LINHAGENS PROMISSORAS PARA AS CONDIÇÕES DE SAVANA DA COLÔMBIA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 1–5, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3610. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico