MELHORAMENTO POPULACIONAL DE ARROZ DE TERRAS ALTAS E SELEÇÃO DE LINHAGENS PROMISSORAS PARA AS CONDIÇÕES DE SAVANA DA COLÔMBIA
Palavras-chave:
Oryza sativa, arroz de terras altas, seleção recorrente, composto, população baseResumo
Em colaboração, desde 1996, CIRAD (Centre de Coopé-ration Internacionale en Recherche Agronomique pour le Dévelop-pment) e CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical) desenvolvem atividades de melhoramento intra-populacional, para ampliar a base genética do arroz cultivado. O desenvolvimento de populações base (compostos) de arroz de terras altas, por meio de seleção recorrente, compõem as novas estratégias para se alcançar esse objetivo. Usando-se um gene recessivo de macho-esterilidade (ms), essas populações têm sido desenvolvidas facilmente. Na Colômbia, essas populações de arroz têm sido melhoradas por dois procedimentos de seleção recorrente: seleção massal e de progênies S2. Em cada ciclo de seleção, plantas férteis são selecionadas para o desenvolvimento de linhagens segregantes e para a seleção de progênies, usando-se o método convencional de pedigree. As linhagens avançadas são avaliadas em ensaios de rendimento, com apoio do projeto e em colaboração com a empresa colombiana de pesquisa – Corpoica Regional 8, em Villavicencio, Colômbia. Linhagens promissoras de boa adaptação a solos ácidos foram identificadas. Uma destas linhagens, extraída a partir do primeiro ciclo de seleção recorrente da população base PCT-4, mostra alto potencial de produtividade e mesmo nível de precocidade da melhor testemunha comercial (Línea 30), desenvolvida por melhoramento convencional.
PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa; arroz de terras altas; seleção recorrente; composto; população base.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.