ADUBAÇÃO E ARRANJO DE PLANTAS NO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA
Palavras-chave:
Tratos culturais, integração lavoura-pecuária, agricultura de precisão, espaçamento, população de plantasResumo
A otimização do manejo de milho consorciado com braquiária depende da fertilidade do solo, da densidade de plantas de braquiária e do arranjo de plantas do milho. Avaliaram-se as interações desses fatores e sua influência na produtividade de grãos e da pastagem, em experimento conduzido por duas safras, num fatorial 2x2x3+1, combinando-se duas condições de adubação do milho (para produtividade de 6 ou > 10 t ha-1 de grãos), densidade média ou alta de braquiária (< 20 ou > 30 plantas m-2), três arranjos de plantas de milho (A = 90 cm entre linhas, 5 plantas m-1; B = 45 cm entre linhas, 2,5 plantas m-1; e C = 45 cm entre linhas, 3 plantas m-1) e um tratamento adicional (maior adubação, sem braquiária e arranjo A do milho). A disponibilidade hídrica influenciou as respostas aos tratamentos. Em ano chuvoso, maior adubação resultou em expressivo incremento da produtividade de grãos, independentemente do arranjo de plantas de milho e da presença de braquiária. Em ano com veranico, o ganho do milho, devido à adubação, foi menor e houve efeito prejudicial da maior densidade de braquiária. A produção de matéria seca pela braquiária não apresentou relação direta com a variação na densidade de plantas.
PALAVRAS-CHAVE: Tratos culturais; integração lavoura-pecuária; agricultura de precisão; espaçamento; população de plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.