EFEITO DO ESTRESSE HÍDRICO NA DENSIDADE DO COMPRIMENTO RADICULAR EM ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO

Autores

  • Marliana Araújo de Sousa Universidade de Rio Verde - Fesurv
  • Maria Dolores Barbosa Lima Universidade de Rio Verde - Fesurv
  • Gustavo André Simon Universidade de Rio Verde - Fesurv
  • José Wéselli de Sá Andrade Centro Federal de Educação Tecnólogica de Rio Verde - CEFET

Palavras-chave:

Raízes, déficit hídrico, supressão da irrigação, Phaseolus vulgaris L.

Resumo

Realizou-se, no Campus da Universidade de Rio Verde, GO, experimento com a cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L.), utilizando-se as cultivares Carioca Comum, Rudá e Pérola, com o objetivo de avaliar a densidade de comprimento radicular, estabelecendo-se períodos de supressão da irrigação, em diferentes estádios (vegetativo, pré-floração, plena floração, enchimento de vagens e final, ou maturação), sob duas profundidades de incorporação do adubo (5 cm e 15 cm). Os tratamentos foram dispostos em delineamento experimental de blocos ao acaso, com trinta tratamentos, em quatro repetições. A densidade de comprimento radicular das cultivares foi avaliada em duas profundidades de coleta: 0-10 cm e 10-20 cm. A cultivar carioca apresentou maior densidade de comprimento radicular (0-10 cm), quando o adubo foi incorporado à profundidade de 15 cm, em todas as fases, exceto quando a supressão da irrigação ocorreu na fase de enchimento de grãos. A cultivar Pérola apresentou densidade de comprimento radicular superior, sob profundidade de incorporação do adubo a 15 cm, em todas as épocas de supressão de irrigação, com exceção da maturação. As cultivares apresentaram maior densidade de comprimento radicular para a camada mais superficial de coleta (0-10 cm).


PALAVRAS-CHAVE: Raízes; déficit hídrico; supressão da irrigação; Phaseolus vulgaris L.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marliana Araújo de Sousa, Universidade de Rio Verde - Fesurv

Sou Técnica em Agroindústria pelo CEFET-Rio Verde, Engenheira Agrônoma pela Fesurv, Mestre em Produção Vegetal pela Fesurv

Downloads

Publicado

27-02-2009

Como Citar

ARAÚJO DE SOUSA, M.; BARBOSA LIMA, M. D.; SIMON, G. A.; DE SÁ ANDRADE, J. W. EFEITO DO ESTRESSE HÍDRICO NA DENSIDADE DO COMPRIMENTO RADICULAR EM ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 25–30, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3401. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico