ESTRESSE HÍDRICO E PROFUNDIDADE DE INCORPORAÇÃO DO ADUBO AFETANDO OS COMPONENTES DE RENDIMENTO DO FEIJOEIRO

Autores

  • Marliana Araújo de Sousa Universidade de Rio Verde - Fesurv
  • Maria Dolores Barbosa Lima Universidade de Rio Verde - Fesurv
  • Marcus Vinícius Vieira da Silva UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • José Wéselli de Sá Andrade IFET - Rio Verde

Palavras-chave:

Déficit hídrico, supressão de irrigação, Phaseolus vulgaris

Resumo

O experimento de campo foi conduzido durante a estação seca de 2006, em Rio Verde, Estado de Goiás. O clima da região apresenta pluviosidade média em torno de 1400 mm, em duas estações bem definidas, uma seca (maio a outubro) e outra chuvosa (novembro a abril), com temperatura média anual variando entre 20°C e 25°C. Utilizaram-se as cultivares de feijoeiro Carioca comum, Rudá e Pérola, objetivando-se avaliar o desempenho de cultivares de feijão, do mesmo grupo, com o estabelecimento de períodos de supressão da irrigação, em diferentes estádios do ciclo vital (vegetativo, pré-floração, plena floração, enchimento de vagens e final ou maturação), sob duas profundidades de incorporação do adubo (5 cm e 15 cm). Os tratamentos foram dispostos em delineamento experimental em blocos ao acaso, com trinta tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se a produtividade (kg ha-1), massa de 100 grãos (g), número de vagens por planta e número de grãos por vagem. A supressão da irrigação, durante os diferentes estádios de desenvolvimento do feijoeiro, interferiu, significativamente, de modo negativo, em todas as variáveis analisadas, com exceção do peso de 100 grãos. A cultivar Carioca comum apresentou maior produtividade, nos estádios em que a irrigação foi suprimida, durante a pré-floração e maturação, sob profundidade de incorporação do adubo a 15 cm. Para as cultivares Rudá e Pérola, nos estádios em que a irrigação foi suprimida, na maturação e enchimento de grãos, a profundidade de incorporação do adubo não interferiu na produtividade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Déficit hídrico; supressão de irrigação; Phaseolus vulgaris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marliana Araújo de Sousa, Universidade de Rio Verde - Fesurv

Sou Técnica em Agroindústria pelo CEFET-Rio Verde, Engenheira Agrônoma pela Fesurv, Mestre em Produção Vegetal pela Fesurv

Downloads

Publicado

24-06-2009

Como Citar

ARAÚJO DE SOUSA, M.; BARBOSA LIMA, M. D.; VIEIRA DA SILVA, M. V.; DE SÁ ANDRADE, J. W. ESTRESSE HÍDRICO E PROFUNDIDADE DE INCORPORAÇÃO DO ADUBO AFETANDO OS COMPONENTES DE RENDIMENTO DO FEIJOEIRO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 175–182, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3383. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico