ANÁLISE DA CAPACIDADE GERENCIAL DE PRODUTORES FAMILIARES NO CERRADO MINEIRO

Autores

  • Maria Clarice Silva Patriarca
  • Alethéia Ferreira da Cruz

Palavras-chave:

Agricultura familiar, capacidade gerencial, pecuária, produção de leite

Resumo

Diante da constatação da importância da agricultura familiar no contexto nacional, este trabalho teve como objetivo avaliar os diferentes níveis de capacidade gerencial entre produtores familiares dos municípios de Monte Carmelo, Iraí de Minas e Romaria, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, dados primários foram coletados por entrevistas aos produtores e dados secundários para a região alvo foram levantados no Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. Verificou-se heterogeneidade das formas de produção entre os entrevistados e a impossibilidade da criação de definição única que abranja todos os tipos de agricultura familiar existentes. Índices de capacidade gerencial foram elaborados para as atividades de agricultura e pecuária. Os resultados mostraram que a produtividade das culturas analisadas é baixa em comparação ao nível médio de produção da região. Evidenciou-se considerável dependência dos produtores em relação à renda gerada pelo leite, com provável influência dessa dependência nos altos índices associados à atividade pecuária. Diante disso, concluiu-se pela necessidade de melhoria das produtividades observadas, e busca de propostas que visem ao apoiar esses produtores, no que diz respeito à produção/comercialização do leite.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar; capacidade gerencial; pecuária; produção de leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clarice Silva Patriarca

Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Catalão, Curso de Administração. Av. Lamartine P. Avelar nº 1120, St. Universitário. CEP 75700-000 Catalão,GO. E-mail: claricepatriarca@terra.com.br

Alethéia Ferreira da Cruz

Faculdade Alfa, Curso de Administração. CEP 74445-190 Goiânia, GO E-mail: aletheiacruz@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

30-12-2007

Como Citar

PATRIARCA, M. C. S.; CRUZ, A. F. da. ANÁLISE DA CAPACIDADE GERENCIAL DE PRODUTORES FAMILIARES NO CERRADO MINEIRO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 4, p. 242–250, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3083. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico