EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO DESEMPENHO PRODUTIVO DA TILÁPIA-DO-NILO (Oreochromis niloticus), MANTIDA EM SISTEMA DE CRIAÇÃO INTENSIVA, TIPO RACEWAY, DURANTE O INVERNO

Autores

  • Márcia Virgínia Santos Bernardes UFG
  • Delma Machado Cantisani Pádua UCG
  • Paulo César Silva UFG

Palavras-chave:

Tilápia-do-Nilo, raceway, sistema intensivo, densidade de lotação

Resumo

O presente trabalho foi realizado para avaliar o desempenho produtivo de alevinos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), revertidos para macho, mantidos sob diferentes densidades de estocagem, em sistema intensivo de criação tipo raceway, durante o período de inverno. Em delineamento inteiramente casualizado avaliaram-se três densidades de estocagem, (7, 14 e 21 peixes /m³), com duas repetições por tratamento e com duração de 125 dias. Foram selecionados 252 alevinos com peso homogêneo, distribuídos em seis tanques de alvenaria, com renovação total da água de uma em uma hora, com arraçoamento realizado duas vezes ao dia ad 1ibitum. Nos dois primeiros meses, os alevinos foram alimentados com uma ração farelada contendo 40% de proteína bruta que, a partir do terceiro mês, gradativamente, foi substituída por uma outra, extrusada contendo 35% de PB. As médias de temperatura da água nos períodos da manhã e da tarde foram de 19,6 e 22,6°C, respectivamente, consideradas baixas para o bom desenvolvimento desta espécie.

PALAVRAS-CHAVE: Tilápia-do-Nilo; raceway; sistema intensivo; densidade de lotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2007

Como Citar

BERNARDES, M. V. S.; PÁDUA, D. M. C.; SILVA, P. C. EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO DESEMPENHO PRODUTIVO DA TILÁPIA-DO-NILO (Oreochromis niloticus), MANTIDA EM SISTEMA DE CRIAÇÃO INTENSIVA, TIPO RACEWAY, DURANTE O INVERNO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 95–106, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3000. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico