EFEITO DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO DESEMPENHO PRODUTIVO DA TILÁPIA-DO-NILO (Oreochromis niloticus), MANTIDA EM SISTEMA DE CRIAÇÃO INTENSIVA, TIPO RACEWAY, DURANTE O INVERNO
Palavras-chave:
Tilápia-do-Nilo, raceway, sistema intensivo, densidade de lotaçãoResumo
O presente trabalho foi realizado para avaliar o desempenho produtivo de alevinos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), revertidos para macho, mantidos sob diferentes densidades de estocagem, em sistema intensivo de criação tipo raceway, durante o período de inverno. Em delineamento inteiramente casualizado avaliaram-se três densidades de estocagem, (7, 14 e 21 peixes /m³), com duas repetições por tratamento e com duração de 125 dias. Foram selecionados 252 alevinos com peso homogêneo, distribuídos em seis tanques de alvenaria, com renovação total da água de uma em uma hora, com arraçoamento realizado duas vezes ao dia ad 1ibitum. Nos dois primeiros meses, os alevinos foram alimentados com uma ração farelada contendo 40% de proteína bruta que, a partir do terceiro mês, gradativamente, foi substituída por uma outra, extrusada contendo 35% de PB. As médias de temperatura da água nos períodos da manhã e da tarde foram de 19,6 e 22,6°C, respectivamente, consideradas baixas para o bom desenvolvimento desta espécie.
PALAVRAS-CHAVE: Tilápia-do-Nilo; raceway; sistema intensivo; densidade de lotação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.