PREVALÊNCIA E CORRELAÇÃO ENTRE INFECÇÃO URINÁRIA E PRESENÇA DE Actinomyces suis NA URINA DE PORCAS GESTANTES DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Suínos, cistite, transtornos reprodutivos, pielocistite, epidemiologiaResumo
O presente trabalho teve o objetivo principal de verificar a prevalência e a correlação entre infecção urinária e presença da bactéria Actinomyces suis na urina de 1.745 porcas gestantes da Região Sul do Brasil. A prevalência de infecção urinária foi de 29,54% para as porcas criadas em confinamento e de 16,46% para as porcas criadas ao ar livre. A prevalência geral de infecção urinária foi de 28,31%. Observou-se a presença do A. suis na urina de 22,24% das porcas criadas em confinamento e em 6,71% das porcas criadas ao ar livre. A prevalência geral de A. suis foi de 20,63%. Observou-se correlação negativa entre infecção urinária e A. suis, ou seja, as porcas que apresentaram infecção urinária tinham menor prevalência de A. suis (13,67%) do que as que não a apresentaram (23,12%). Da mesma forma, as porcas portadoras de A. suis tinham menor prevalência de infecção urinária (11,43%) do que as não portadoras (28,62%). Apenas 3,60% das porcas examinadas eram positivas simultaneamente para infecção urinária e A. Suis.
PALAVRAS-CHAVE: Suínos; cistite; transtornos reprodutivos; pielocistite; epidemiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.