RENDIMENTO DE MATÉRIA SECA E DE PROTEÍNA BRUTA DE TRÊS GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NITROGENADA

Autores

  • Gudesteu Porto Rocha Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Ricardo Evangelista CNPq
  • Beneval Rosa UFG

Palavras-chave:

Adubação nitrogenada, proteína bruta, matéria seca, proteína

Resumo

O presente estudo foi conduzido em latossolo roxo pertencente ao Departamento de Zootecnia da UFLA, em Lavras, (MG), com início em 15/11/1990 e término em 29/05/1991. O objetivo foi avaliar os rendimentos de matéria seca e de proteína bruta do capim Transvala (Digitaria decumbens Stent cv Transvala), do capim Swazi (Digitaria swazilandensis Stent) e do capim Coastcross (Cynodon dactylon (L.) Pers. var. dactylon, Harlan, cv Coastal x Cynodon nlemfuensis Vanderyst var. robustus, Clayton & Harlan), submetidos a quatro doses de nitrogênio (N) (0, 100, 200 e 400 kg/ha) na forma de sulfato de amônio. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com seis repetições. Os tratamentos foram dispostos em um esquema de parcelas sub-subdivididas, sendo as gramíneas dispostas em parcelas, as doses de N nas subparcelas e os cortes nas sub-subparcelas. Nas condições em que o trabalho foi conduzido e pelos resultados alcançados, conclui-se que: 1) a adubação nitrogenada provocou aumentos no rendimento de matéria seca e de proteína bruta; 2) independente da dose de nitrogênio aplicada, o capim Coastcross apresentou rendimentos de matéria seca, teores e rendimento de proteína bruta superiores às outras gramíneas em todos os cortes; 3) o capim Swazi foi ligeiramente superior ao capim Transvala em termos de rendimentos de matéria seca e de proteína bruta.

PALAVRAS-CHAVE: Adubação nitrogenada; proteína bruta; matéria seca; proteína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

ROCHA, G. P.; EVANGELISTA, A. R.; ROSA, B. RENDIMENTO DE MATÉRIA SECA E DE PROTEÍNA BRUTA DE TRÊS GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NITROGENADA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 75–87, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2985. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico