ASPECTOS SOBRE A BIOLOGIA DE Euchroma gigantea (L. 1758) (COLEOPTERA -BUPRESTIDAE) EM Paquira aquatica AUBLET (BOMBACACEAE)
Palavras-chave:
Euchroma gigantea, Paquira aquatica, biologia, ornamentalResumo
Estudou-se a biologia de E. gigantea em P. aquatica sem controle de T°C, UR e fotoperíodo. As fêmeas realizam a postura entre os meses de dezembro e março. Cada fêmea coloca massas de ovos de até 10 ovos/massa, num média de 4 massas de ovos/planta por entre as rachaduras da casca na região do colo. O período médio de incubação observado foi de 19 dias. A média de posturas por fêmeas foi de 6,2, a média de ovos/postura de 40 e o número médio de ovos/fêmea de 248, com viabilidade de 72%. As larvas constroem uma galeria, inicialmente na região subcortical e, posteriormente, no sentido do sistema radicular da planta onde completam o ciclo biológico. O período larval médio observado foi de 240 dias e as larvas medem de 8 a 12 cm de comprimento no último ínstar. A viabilidade pré-pupal foi de 63% e o período médio de 13 dias. O período pupal médio foi de 30 dias e a viabilidade, de 69%. O ciclo biológico médio foi de 302 dias. Após a emergência o adulto constrói um galeria de forma ovalada no sentido vertical em direção à superfície do solo. Como as larvas de E. gigantea destroem o sistema radicular das mungubeiras, as árvores ficam sem nenhum sistema de sustentação caindo facilmente pela ação dos ventos.
PALAVRAS-CHAVE: Euchroma gigantea; Paquira aquatica; biologia; ornamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.