EFEITO DAS ÉPOCAS DE DIFERIMENTO NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CAPIM-ELEFANTE (Pennisetum purpureum SCHUM. Cv. Cameroon)
Palavras-chave:
Ca, fibra bruta, proteína bruta, PResumo
Avaliou-se o efeito de três épocas de diferimento sobre a produção e a composição química do capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum. cv. Cameroon), cultivado em latossolo vermelho-amarelo, em área do Departamento de Produção Animal da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia - GO. Utilizou-se um delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x4, com quatro repetições, para estudar as três épocas de diferimento (17/01, 14/02 e 14/03/1990) e as quatro épocas de utilização (20/05, 20/06, 18/07 e 15/08/1990). Os resultados demonstraram que, se a capineira for utilizada mais para o início do período da seca, ela deverá ser diferida em janeiro ou fevereiro. Caso seja utilizada mais para o final da seca, o diferimento deverá ocorrer em março. Quanto aos teores de proteína, constatou-se que o capim-elefante atendeu às exigências dos animais em apenas uma utilização (diferimento em março e uso em maio). Com relação às outras variáveis (MS, FB, Ca e P), concluiu-se que o capim cortado mais novo foi sempre melhor que nos estágios mais avançados.
PALAVRAS-CHAVE: Ca; fibra bruta; proteína bruta; P.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.