NÍVEIS DE LISINA E ENERGIA DIGESTÍVEL PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO/TERMINAÇÃO RECEBENDO RAÇÕES À BASE DE MILHETO GRÃO (Pennisetum americanum L. LEEKE)
Palavras-chave:
Suínos, lisina, energia digestível, milhetoResumo
Neste experimento, 20 leitões mestiços Agroceres-PIC receberam rações de crescimento e terminação à base de milheto grão, formuladas com dois níveis de energia digestível (3.300 e 3.500 kcal ED/kg) e dois níveis de lisina de acordo com a tabela de Rostagno et al (1994) e 10% acima desta recomendação. Os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições em um esquema fatorial 2x2. A suplementação de lisina proporcionou ganhos em termos de desempenho, principalmente para consumo de ração e conversão alimentar, sem alterações estatísticas para ganho de peso, comprimento de carcaça e espessura de toucinho. Para os níveis de energia digestível testados, não foram observadas alterações nos parâmetros estudados. O uso de rações contendo milheto na formulação responde, portanto, positivamente à suplementação com lisina.
PALAVRAS-CHAVE: Suínos; lisina; energia digestível; milheto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.