UTILIZAÇÃO DO TESTE DE TETRAZÓLIO VISANDO A ESTIMAR A VIABILIDADE DE GERMINAÇÃO DA SEMENTE DE PIMENTA-DE-MACACO Xylopia aromatica ( Lam.) Mart. ANNONACEAE
Palavras-chave:
Xylopia, dormência, semente, germinaçãoResumo
A pesquisa foi realizada com o objetivo de obter informações sobre a viabilidade das sementes da pimenta-de-macaco através do teste de tetrazólio. Paralelamente aos testes, as sementes foram submetidas a germinação em laboratório e semeadas em viveiro. Observou-se uma queda progressiva no poder germinativo e no vigor das sementes na medida em que se aumentou o tempo de armazenamento até a completa inviabilidade, iniciando após o 13° (décimo terceiro) mês de armazenamento, sob condições controladas, câmara fria a 10°C e umidade relativa a 25%. O experimento mostrou que as sementes submetidas ao teste de vigor estavam potencialmente viáveis, porém, quando submetidas ao teste de germinação em laboratório, o poder germinativo encontrado foi de 0,0%, resultado similar ao obtido na semeadura em viveiro, sugerindo um mecanismo de dormência.
PALAVRAS-CHAVE: Xylopia; dormência; semente; germinação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.