AVALIAÇÃO ANTIIXODÍDICA DE DIAZINON, COUMAFÓS E CIPERMETRINA, ATRAVÉS DE TESTES “IN VITRO”, SOBRE FÊMEAS INGURGITADAS DE Boophilus microplus (CANESTRINI, 1887) NA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA-GOIÁS
Palavras-chave:
Boophilus microplus, acaricida, gado, organofosforados, piretroidesResumo
Para avaliar a eficácia de alguns carrapaticidas sobre Boophilus microplus, colheram-se teleóginas desse ixodídeo em bovinos naturalmente infestados, em 22 propriedades da bacia leiteira de Goiânia, GO, entre março e junho de 1996. Utilizou-se a técnica de imersão das teleóginas in vitro, calculando-se a eficácia percentual das drogas, diazinon 500 ppm, coumafós 500 ppm e cipermetrina 150 ppm, pelos resultados de respectivas de inibição da reprodução: 94,13% (diazinon), 91,2% (coumafós) e 69,14% (cipermetrina). Os índices alcançados permaneceram abaixo do mínimo de 95%, recomendado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento para carrapaticidas, sendo, então, os três produtos reprovados pelos critérios daquele órgão.
PALAVRAS-CHAVE: Boophilus microplus; acaricida; gado; organofosforados; piretroides.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.