ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE UM FOCO DE TUNGÍASE (Tunga penetrans, SIPHONAPTERA) EM UM SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE

Autores

  • Doralice Pedroso de Paiva EMBRAPA
  • Jurij Sobestiansky EMBRAPA
  • Osmar Antônio Dalla Costa EMBRAPA
  • D. Varaschin EMATER-RS

Palavras-chave:

Tunga penetrans, bicho-de-pé, tungíase, sistema intensivo de suínos criados ao ar livre, agalaxia

Resumo

O sistema intensivo de produção de suínos criados ao ar livre (SISCAL) é caracterizado por manter os suínos em piquetes com cobertura vegetal, nas fases de reprodução, maternidade e creche, cercados com tela e/ou fios de arame eletrificado. Este trabalho teve por objetivo relatar aspectos epidemiológicos de um foco de tungíase ocorrido em um SISCAL. Foram examinados clinicamente 72 animais, sendo 6 cachaços, 9 fêmeas lactantes, 13 em gestação e 6 em cobrição, 20 leitões lactantes e 34 leitões desmamados e transferidos para unidades de terminação. Verificou-se que nenhum dos cachaços estava infestado (granja 1= 48) e que em 50% do total de fêmeas examinadas ocorreram lesões com maior freqüência nos tetos, o que nas porcas lactantes deu origem à agalaxia por obstrução do canal galactóforo ocasionando involução da glândula mamária. Em 90% dos leitões lactantes constatou-se dificuldade de locomoção causada pela presença do parasito na região plantar do casco e 25% apresentavam, além disto, lesões no jarrete. Dos leitões desmamados transferidos para unidades de terminação em confinamento, com 40-47 dias (granja 2, n=24) e com 70 dias (granja 3, n= 10) de idade 100% e 80%, respectivamente. ainda apresentavam lesões semelhantes às observadas em leitões lactantes. Conclui-se que a tungíase pode afetar suínos criados ao ar livre podendo causar agalaxia em porcas lactantes e dificuldade de locomoção em leitões lactantes e desmamados.

PALAVRAS-CHAVE: Tunga penetrans; bicho-de-pé; tungíase; sistema intensivo de suínos criados ao ar livre; agalaxia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

PAIVA, D. P. de; SOBESTIANSKY, J.; COSTA, O. A. D.; VARASCHIN, D. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE UM FOCO DE TUNGÍASE (Tunga penetrans, SIPHONAPTERA) EM UM SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 7–14, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2948. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico