EFEITO DO TIPO DE EMBALAGEM SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE CAPIM COLONIÃO (Panicum maximum Jacq) ARMAZENADAS SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE AMBIENTE

Autores

  • José Garcia
  • Sílvio Moure Cícero ESALQ/USP

Palavras-chave:

Armazenamento, colonião, semente

Resumo

O presente trabalho foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Agricultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, com o objetivo de determinar qual, dentre os materiais testados para a confecção de embalagens para sementes, contribui mais eficazmente para a conservação de sementes de capim-colonião. As sementes oriundas de dois lotes com umidades de 9,7 e 12%, respectivamente, foram acondicionadas nas embalagens confeccionadas com os seguintes materiais: tecido de algodão, papel kraft multifoliado (4 folhas) e polietileno (lâmina de 0,35 mm de espessura). As embalagens plásticas foram seladas a quente. As embalagens, com 1,5 kg de sementes, foram mantidas, por um ano, sob três condições distintas: a) galpão de alvenaria (sem controle de temperatura e umidade do ar); b) câmara seca (temperatura de 25°C e umidade relativa de 45%); c) câmara fria (temperatura de 10°C e umidade relativa de 90%). Foram avaliados o grau de umidade das sementes, germinação, primeira contagem de germinação, emergência, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições. A análise estatística dos dados permitiu concluir: a) em ambiente não controlado, as embalagens que mantiveram as sementes com melhor qualidade foram aquelas feitas com papel kraft multifoliado; b) quando armazenadas em câmara seca, as sementes apresentaram melhor qualidade quando mantidas nas embalagens de papel e nas de algodão; c) em câmara fria, as embalagens que melhor conservaram as sementes foram as de polietileno.

PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento; colonião; semente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2007

Como Citar

GARCIA, J.; CÍCERO, S. M. EFEITO DO TIPO DE EMBALAGEM SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE CAPIM COLONIÃO (Panicum maximum Jacq) ARMAZENADAS SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE AMBIENTE. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 79–88, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2941. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico