EFEITO DO TIPO DE EMBALAGEM SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE CAPIM COLONIÃO (Panicum maximum Jacq) ARMAZENADAS SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE AMBIENTE
Palavras-chave:
Armazenamento, colonião, sementeResumo
O presente trabalho foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Agricultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, com o objetivo de determinar qual, dentre os materiais testados para a confecção de embalagens para sementes, contribui mais eficazmente para a conservação de sementes de capim-colonião. As sementes oriundas de dois lotes com umidades de 9,7 e 12%, respectivamente, foram acondicionadas nas embalagens confeccionadas com os seguintes materiais: tecido de algodão, papel kraft multifoliado (4 folhas) e polietileno (lâmina de 0,35 mm de espessura). As embalagens plásticas foram seladas a quente. As embalagens, com 1,5 kg de sementes, foram mantidas, por um ano, sob três condições distintas: a) galpão de alvenaria (sem controle de temperatura e umidade do ar); b) câmara seca (temperatura de 25°C e umidade relativa de 45%); c) câmara fria (temperatura de 10°C e umidade relativa de 90%). Foram avaliados o grau de umidade das sementes, germinação, primeira contagem de germinação, emergência, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições. A análise estatística dos dados permitiu concluir: a) em ambiente não controlado, as embalagens que mantiveram as sementes com melhor qualidade foram aquelas feitas com papel kraft multifoliado; b) quando armazenadas em câmara seca, as sementes apresentaram melhor qualidade quando mantidas nas embalagens de papel e nas de algodão; c) em câmara fria, as embalagens que melhor conservaram as sementes foram as de polietileno.
PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento; colonião; semente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.