NÃO-PREFERÊNCIA PARA OVOPOSIÇÃO DE Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) EM FEIJÃO TRATADO COM DIFERENTES PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Autores

  • Corival Cândido da Silva UFG
  • Elisane Galbe de Carvalho Costa UFG
  • Heloína Teresinha Faleiro Ramos UFG
  • Roberto de Toledo Guimarães UFG
  • Antônio Henrique Garcia UFG

Palavras-chave:

Zabrotes, Phaseolus, Carapa, Azadirachta, resistência

Resumo

Foi estudada a não-preferência para a oviposição de Zabrotes subfasciatus (Boheman,1833) em feijão (Phaseolus vulgaris) cultivar carioca, tratado com diferentes produtos de origem vegetal. Os produtos utilizados foram o óleo de andiroba (Carapa guianensis), óleo de neem (Azadirachta indica), solução de neem e o produto comercial Azatin nas doses 2, 4 e 6 ml/kg/grão. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, com cinco repetições. Os dados foram transformados em (x + 1)^1/2 e submetidos à análise de variância, enquanto as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Todos os produtos em todas as doses diferiram da testemunha. A solução de neem e o Azatin na dose de 4 ml/kg/grão, o óleo de neem a 6 ml/kg/grão e o óleo de andiroba em todas as doses testadas (2, 4 e 6 ml/kg/grão) foram os que apresentaram os melhores resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Zabrotes; Phaseolus; Carapa; Azadirachta; resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2007

Como Citar

SILVA, C. C. da; COSTA, E. G. de C.; RAMOS, H. T. F.; GUIMARÃES, R. de T.; GARCIA, A. H. NÃO-PREFERÊNCIA PARA OVOPOSIÇÃO DE Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) EM FEIJÃO TRATADO COM DIFERENTES PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 51–56, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2937. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico