EFEITO DO TRATAMENTO DA ÁGUA DE BEBIDA COM BIGUANIDA POLIMÉRICA (VANTOCIL IB) SOBRE O DESEMPENHO E SANIDADE DE FRANGOS DE CORTE
Palavras-chave:
Água, biguanida polimérica, frangos de corteResumo
O presente trabalho tem por finalidade avaliar o efeito da qualidade da água tratada com biguanida polimérica (Vantocil IB) em diferentes diluições, sobre o desempenho de frangos de corte, assim como verificar o estado sanitário destes frangos. Foram ensaiados cinco tratamentos e quatro repetições, com um total de 200 aves. Grupo 1: água não tratada - testemunha negativa; Grupo 2: água tratada com hipoclorito de sódio (0,4 - 0.6 ppm) - testemunha positiva; Grupo 3: água tratada com biguanida polimérica (Vantocil IB - 1:2000); Grupo 4: água tratada com biguanida polimérica (Vantocil IB - 1:4000); Grupo 5 água tratada com biguanida polimérica (Vantocil IB - 1:6000). A unidade experimental foi representada por dez aves, sendo o experimento conduzido no período de julho a agosto de 1995, com duração de 42 dias. Os resultados obtidos no experimento mostram que não houve influência dos tratamentos no consumo de ração, ganho de peso e peso médio. O melhor desempenho das aves é mostrado nos Grupos 5 e 4, seguidos pelos Grupos 2 e 1, que não diferiram estatisticamente entre si, porém o Grupo 3 mostrou os piores resultados. Quanto à qualidade sanitária da água tratada pelos diferentes produtos, tanto o cloro quanto a biguanida polimérica (Vantocil IB) mostraram eficiência nas diluições testadas.
PALAVRAS-CHAVE: Água; biguanida polimérica; frangos de corte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.