COMPORTAMENTO DAS POPULAÇÕES DE Aphidius sp. (BRACONIDE - HYMENOPTERA) E Brevicoryne brassicae (L., 1778) (APHIDIDAE - HOMOPTERA) EM DIFERENTES CULTIVARES DE REPOLHO EM CONDIÇÕES DE CAMPO

Autores

  • Antônio Henrique Garcia UFG
  • Guilherme Porta Cattini CNPq

Palavras-chave:

Parasitismo, Aphidius, Brevicoryne brassicae

Resumo

Estudou-se o comportamento das populações de Aphidius sp. e B. brassicae nas cultivares de repolho ‘kobayashi’, ‘roxo’, ‘chato de quintal’, ‘coração de boi’ e ‘matsukase' em infestações naturais no campo. As amostragens foram mensais, de agosto a dezembro de 1995, coletando-se de cada folha mais infestada um disco foliar de 6,1 cm2 de área, no ponto de maior concentração de pulgões. O percentual de parasitismo foi determinado contando-se o número de pulgões mumificados em relação ao total de cada disco foliar. As cultivares ‘roxo’ e ‘kobayashi’ foram as mais infestadas pelo pulgão, no entanto apresentaram o menor índice de parasitismo por Aphidius sp., com 23,3% e 25% respectivamente, enquanto a ‘coração de boi’ e ‘chato de quintal’ foram as menos infestadas pelo pulgão, mas apresentaram as maiores populações do parasitóide, com 51,7 e 67,5% de parasitismo. As menores populações do pulgão e do parasitóide foram observadas na cultivar ‘matsukase’. As cultivares ‘matsukase’, ‘chato de quintal’ e ‘coração de boi’ apresentaram altas populações do pulgão e do parasitóide nos meses de agosto, outubro e novembro. Nas cultivares ‘kobayashi’ e ‘roxo’ houve um crescimento de ambas as populações até novembro. No geral as maiores populações de B. brassicae e do Aphidius sp. foram observadas nos meses de agosto, outubro e novembro. O parasitismo em B. brassicae observado em todas as cultivares, foi de 36,3% e o maior índice ,55,8%, foi observado no mês de agosto.

PALAVRAS-CHAVE: Parasitismo; Aphidius; Brevicoryne brassicae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2007

Como Citar

GARCIA, A. H.; CATTINI, G. P. COMPORTAMENTO DAS POPULAÇÕES DE Aphidius sp. (BRACONIDE - HYMENOPTERA) E Brevicoryne brassicae (L., 1778) (APHIDIDAE - HOMOPTERA) EM DIFERENTES CULTIVARES DE REPOLHO EM CONDIÇÕES DE CAMPO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 155–160, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2919. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico