CONTROLE QUÍMICO DO PULGÃO VERDE (Myzus persicae Sulzer, 1776) E DA VAQUINHA (Diabrotica speciosa Germ., 1824) NA CULTURA DO TOMATE RASTEIRO
Palavras-chave:
Myzus persicae, diabrotica speciosa, tomateiro, controle químicoResumo
O efeito de cinco inseticidas aplicados no tomateiro (Lycopersicum sculentum Mill), visando ao controle do pulgão verde, Myzus persicae SULZER e de vaquinha, Diabrotica speciosa GERM, foi testado em um experimento realizado na área experimental do Departamento de Horticultura da Escota de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, no período de maio a setembro de 1994. Os tratamentos foram aplicados via pulverização e constaram de Bulldock 125 SC (dosagem de 100 ml/ 100 1 de água); Bulldock 50 CE (25 e 30 ml/100 l de água); Tamaron BR (100 ml/ 100 l de água); Orthene 750 BR (100 ml/ l00 1 de água) e Folidol 600 (100 ml/l00 1 de água); e ainda uma testemunha (sem inseticida). Os resultados obtidos mostraram que todos os tratamentos foram eficientes no controle de M. persicae até sete dias após a aplicação. Aos 14 dias após a aplicação, o Bulldock 50 CE na dosagem de 25 ml/ 100 l de água e o Folidol 600 a 100 ml/ 100 l de água não apresentaram eficiência satisfatória. Com relação à D. speciosa, todos esses produtos foram igualmente eficientes até sete dias após aplicação.
PALAVRAS-CHAVE: Myzus persicae; diabrotica speciosa; tomateiro; controle químico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.