BACTÉRIAS DO GÊNERO Listeria EM CARNE E ÁGUA RESIDUÁRIA DE LAVAGEM DE CARCAÇA DE UM MATADOURO-FRIGORÍFICO E EM CARNE MOÍDA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE GOIÂNIA - GO

Autores

  • Albenones José de Mesquita UFG
  • Sebastião Timo Iaria UFG
  • Iolanda Aparecida Nunes UFG

Palavras-chave:

Listeria, carne, carne moída, carcaça

Resumo

Com vistas ao isolamento, à identificação e à caracterização sorológica de bactérias do gênero Listeria, foram colhidas em um matadouro-frigorífico de grande porte, sob inspeção federal, 70 amostras de tecido muscular bovino e 30 amostras de água residuária oriunda da lavagem de meias-carcaças. Nenhuma cepa de Listeria foi isolada a partir das amostras de carne bovina, mas uma amostra de água residuária (3,33%) revelou-se positiva, sendo a cepa identificada bioquímica e sorologicamente como L. innocua 6a. Foram também analisadas 50 amostras de carne bovina moída, adquiridas no mercado varejista de Goiânia - GO, das quais 24 (48%) mostraram-se positivas para Listeria spp. Destas amostras positivas foram isoladas 24 cepas, sendo 22 (91,8%) de L. innocua 6a, uma (4,1%) de L. innocua não tipável sorologicamente e uma (4,41%) de L. monocytogenes 1/2b.

PALAVRAS-CHAVE: Listeria; carne; carne moída; carcaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2007

Como Citar

MESQUITA, A. J. de; IARIA, S. T.; NUNES, I. A. BACTÉRIAS DO GÊNERO Listeria EM CARNE E ÁGUA RESIDUÁRIA DE LAVAGEM DE CARCAÇA DE UM MATADOURO-FRIGORÍFICO E EM CARNE MOÍDA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE GOIÂNIA - GO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 37–45, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2898. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico