EFICIÊNCIA DO ENRIQUECIMENTO EM DUPLO ESTÁGIO REALIZADO NOS CALDOS UVM E FRASER E DESEMPENHO DOS ÁGARES LPM E LSAB-CAN PARA A DETECÇÃO DE Listeria spp. EM CARNE DE FRANGO NATURALMENTE CONTAMINADA
Palavras-chave:
Listeria, caldo de enriquecimento, carne de frangoResumo
No presente trabalho, avaliou-se o desempenho de dois caldos e dois ágares seletivos para o isolamento de Listeria a partir de carne de frango naturalmente contaminada, adquirida no comércio varejista de Goiânia - GO, no período de janeiro a junho de 1992. A metodologia de isolamento e identificação de Listeria adotada envolveu a utilização de enriquecimento seletivo em estágio duplo nos caldos "University of Vermont" e Fraser e plaqueamento no ágar cloreto de lítio-feniletanol-moxalactam e no ágar base seletivo para Listeria, suplementado com cicloheximide, acriflavina e ácido nalidíxico. Verificou-se o desempenho dos caldos e enriquecimento para Listeria (caldos UVM e Fraser), associados à passagem da cultura por uma solução de hidróxido de potássio a 0,25%, constatando-se que os mesmos se equivaleram estatisticamente (Z= -1,7393<1,96). Por outro lado, o ágar LPM apresentou destacada superioridade frente ao ágar LSAB-CAN em relação ao total de amostras analisadas (Z= 7, 368>Z0,975). O tratamento da cultura com a solução de hidróxido de potássio a 0,25% mostrou ligeira inibição, contribuindo para redução no número de amostras positivas detectadas.
PALAVRAS-CHAVE: Listeria; caldo de enriquecimento; carne de frango.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.