INFLUÊNCIA DE CULTURAS DE SAFRINHAS EM SUCESSÃO À CULTURA DO MILHO (Zea mays L.) NO SISTEMA PLANTIO DIRETO SOBRE A RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO DO SOLO
Palavras-chave:
Física do solo, solos do cerrado, penetrometriaResumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a resistência à penetração do solo em área com seis sucessões de culturas, envolvendo safrinhas com a cultura do milho, no sistema plantio direto, conduzidas durante três anos, em Rio Verde, Goiás. O experimento foi conduzido no ano de 1995. As culturas de safrinha utilizadas foram; milho (Zea mays L.), soja (Glycine max L.), girassol (Helianthus annus L.), milheto (Pennisetum typhoides), sorgo (Sorghum vulgare Pers) e guandu (Cajanus indicus Spreng). A sucessão de cada safrinha com a cultura do milho constituiu os tratamentos, num total de seis, que compunham as parcelas, dispostos em glebas independentes, enquanto as profundidades no solo de 7,5, 15,0, 22,5 e 30,0cm constituíram as subparcelas. Observou-se uma interação significativa entre sucessões de culturas e profundidades no perfil do solos para a característica de resistência à penetração da haste do penetrógrafo. Não foram observadas diferenças estatísticas entre as sucessões. Quanto à profundidade aos 30,0 cm, houve uma redução significativa da resistência à penetração do solo, sendo mais evidente quando sorgo e milheto foram cultivados como culturas de safrinha.
PALAVRAS-CHAVE: Física do solo; solos do cerrado; penetrometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.