Eficiência do uso da radiação solar e índices morfofisiológicos em cultivares de feijoeiro

Autores

  • Gisele Carneiro da Silva Teixeira Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Agronomia, Goiânia, GO, Brasil.
  • Luís Fernando Stone Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), Santo Antônio de Goiás, GO, Brasil.
  • Alexandre Bryan Heinemann Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), Santo Antônio de Goiás, GO, Brasil.

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., ecofisiologia, análise de crescimento vegetal.

Resumo

A cultura do feijoeiro apresenta ampla adaptação edafoclimática, o que permite o seu cultivo durante todo o ano. Contudo, para obterem-se bons patamares de rendimento econômico, é fundamental compreender os processos que afetam o crescimento e desenvolvimento da cultura, em diversos ambientes. Este estudo objetivou comparar duas cultivares de feijoeiro (BRS Radiante e Pérola), contrastantes no ciclo e hábito de crescimento, por meio de índices morfofisiológicos e eficiência de uso da radiação solar. Determinaram-se as seguintes características: coeficiente de extinção de luz, eficiência no uso da radiação, desenvolvimento fenológico, índice de área foliar, massa de matéria seca total, taxa de crescimento da cultura, taxa de crescimento relativo e partição da massa de matéria seca. A cultivar BRS Radiante apresenta maior vigor, quando comparada à cultivar Pérola, devido ao desenvolvimento fenológico inicial mais rápido e maiores taxas de crescimento inicial e relativo. As cultivares não diferem quanto ao coeficiente de extinção de luz, embora apresentem diferença quanto ao índice de área foliar e arquitetura da parte aérea. A cultivar BRS Radiante apresenta maior eficiência de uso da radiação solar, resultando em maior produção de matéria seca ao longo do seu desenvolvimento.

Downloads

Downloads

Publicado

13-02-2015

Como Citar

TEIXEIRA, G. C. da S.; STONE, L. F.; HEINEMANN, A. B. Eficiência do uso da radiação solar e índices morfofisiológicos em cultivares de feijoeiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 9–17, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/28297. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Vegetal