PRIMEIRA OCORRÊNCIA DO PARASITÓIDE Gnathopleura quadridentata (WHARTON, 1986) (HYMENOPTERA-BRACONIDAE) EM MINAS GERAIS, BRASIL
Palavras-chave:
Insecta, Alysiinae, inimigos naturais, esterco bovinoResumo
O objetivo do presente estudo é relatar a primeira ocorrência do parasitóide Gnathopleura quadridentata em Minas Gerais, Brasil. Mensalmente, dez amostras de esterco bovino, com uma semana de idade, foram colhidas aleatoriamente nas pastagens e transportadas ao laboratório. As pupas foram extraídas dessas amostras cinco dias após a coleta no campo. As amostras eram postas em baldes com água e retiradas com peneira e acondicionadas individualmente em cápsulas de gelatina até a emergência dos parasitóides. Obtiveram-se 40 pupas de Oxysarcodexia thornax (Walker) (Diptera: Sarcophagidae), das quais quatro emergiram parasitóides pertencentes à espécie Gnathopleura quadridentata (Wharton) (Hymenoptera: Braconidae). O parasitismo observado foi de 10%.
PALAVRAS-CHAVE: Insecta; Alysiinae; inimigos naturais; esterco bovino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.