EFICIÊNCIA DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE Zabrotes subfasciatus, E SEUS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE Phaseolus vulgaris
Palavras-chave:
Sementes, Zabrotes subfasciatus, produtos alternativosResumo
Sementes do feijoeiro Emgopa-Ouro, colhidas no município de Anápolis, foram levadas ao Laboratório de Análise de Sementes da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. No laboratório, essas sementes foram divididas em lotes de 5kg, as quais foram submetidas aos seguintes tratamentos: óleo de soja (3, 5 e 7ml/kg de sementes), pimenta-do-reino moída (2, 4 e 6g/kg de sementes), pirimifosmetil (20ml/t de sementes) e testemunha. Após o tratamento, as sementes foram embaladas em sacas de tecido de juta e armazenadas em condições não-controladas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três repetições. As variáveis analisadas foram infestação, germinação e plântulas anormais. O período experimental foi de oito meses. A análise estatística dos dados indicou que a pimenta-do-reino na dosagem de 4g/kg de sementes foi o tratamento mais eficiente para o controle de Zabrotes subfasciatus em sementes de feijão armazenadas por oito meses com maior germinação e menor número de plântulas anormais.
PALAVRAS-CHAVE: Sementes; Zabrotes subfasciatus; produtos alternativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.