EFICIÊNCIA DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE Zabrotes subfasciatus, E SEUS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE Phaseolus vulgaris

Autores

  • José Garcia UFG
  • Valquíria da Rocha Santos Veloso UFG
  • João Batista Duarte UFG
  • Takeshi Kamada Fundação do Ensino Superior de Rio Verde

Palavras-chave:

Sementes, Zabrotes subfasciatus, produtos alternativos

Resumo

Sementes do feijoeiro Emgopa-Ouro, colhidas no município de Anápolis, foram levadas ao Laboratório de Análise de Sementes da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. No laboratório, essas sementes foram divididas em lotes de 5kg, as quais foram submetidas aos seguintes tratamentos: óleo de soja (3, 5 e 7ml/kg de sementes), pimenta-do-reino moída (2, 4 e 6g/kg de sementes), pirimifosmetil (20ml/t de sementes) e testemunha. Após o tratamento, as sementes foram embaladas em sacas de tecido de juta e armazenadas em condições não-controladas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três repetições. As variáveis analisadas foram infestação, germinação e plântulas anormais. O período experimental foi de oito meses. A análise estatística dos dados indicou que a pimenta-do-reino na dosagem de 4g/kg de sementes foi o tratamento mais eficiente para o controle de Zabrotes subfasciatus em sementes de feijão armazenadas por oito meses com maior germinação e menor número de plântulas anormais.

PALAVRAS-CHAVE: Sementes; Zabrotes subfasciatus; produtos alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2007

Como Citar

GARCIA, J.; VELOSO, V. da R. S.; DUARTE, J. B.; KAMADA, T. EFICIÊNCIA DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE Zabrotes subfasciatus, E SEUS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DAS SEMENTES DE Phaseolus vulgaris. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 39–42, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2765. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico