EFEITO DO ACIBENZOLAR-S-METHYL (BENZOTHIADIAZOLE), COMO INDUTOR DE RESISTÊNCIA SISTÊMICA EM SOJA (Glycine max cv. FTCRISTALINA), SOBRE Heterodera glycines

Autores

  • Mara Rúbia da Rocha UFG
  • Roberto Moretzon de Castro Novartis Biociências S.A.
  • Rondinele Coelho Pina UFG
  • André Luiz Martini UFG

Palavras-chave:

Resistência sistêmica adquirida, benzothiadiazole, nematóide de cisto da soja

Resumo

A resistência sistêmica adquirida consiste em um importante mecanismo de defesa das plantas contra doenças e pode ocorrer naturalmente ou ser induzida através de tratamento químico. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da aplicação do produto acibenzolar -S- methyl (benzothiadiazole, nome comercial: Bion 50 WG), na indução de resistência sistêmica ao nematóide de cisto da soja Heterodera glycines. O experimento foi conduzido, sob condições de casa de vegetação, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Utilizaram-se vasos de cerâmica e um solo naturalmente infestado por H. glycines, raça 4, proveniente do município de Chapadão do Céu (GO), e como planta hospedeira a soja ‘FT-Cristalina’. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos (1. testemunha; 2. acybenzolar - S- methyl 0,15 g/l em pulverização foliar; 3. acybenzolar - S- methyl 0,30 g/l em pulverizaço foliar; 4. acybenzolar - S- methyl 0,15 g/l rega no solo; 5. acybenzolar - Smethyl 0,30 g/l rega no solo) e seis repetições. As aplicações foram feitas aos 15, 30 e 45 dias após semeadura. No final do ciclo da cultura, foram avaliados o número de fêmeas de H. glycines no sistema radicular, o número de cistos por 100 cm3 de solo e o número de ovos por cisto. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos, para as variáveis avaliadas. Houve uma tendência de redução tanto do número de fêmeas quando o produto foi aplicado através de rega no solo, quanto do número de cistos, quando a aplicação foi através de rega no solo e na maior concentração do produto.

PALAVRAS-CHAVE: Resistência sistêmica adquirida; benzothiadiazole; nematóide de cisto da soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2007

Como Citar

ROCHA, M. R. da; CASTRO, R. M. de; PINA, R. C.; MARTINI, A. L. EFEITO DO ACIBENZOLAR-S-METHYL (BENZOTHIADIAZOLE), COMO INDUTOR DE RESISTÊNCIA SISTÊMICA EM SOJA (Glycine max cv. FTCRISTALINA), SOBRE Heterodera glycines. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 35–38, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2758. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico