Fauna edáfica sob diferentes níveis de palhada em cultivo de cana-de-açúcar

Autores

  • Rossiana Ribeiro Lino de Abreu Universidade Federal do Piauí (UFPI), Departamento de Solos e Nutrição de Plantas, Bom Jesus, PI, Brasil.
  • Sandra Santana de Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Agronomia, Departamento de Solos, Seropédica, RJ, Brasil.
  • Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Biologia, Teresina, PI, Brasil.
  • Luiz Fernando Carvalho Leite Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte), Teresina, PI, Brasil.

Palavras-chave:

Araneae, Formicidae, fauna epígea, indicador biológico.

Resumo

Os organismos que constituem a fauna do solo são de grande relevância para os compartimentos serapilheira-solo, por atuarem em importantes processos, como fragmentação do material vegetal, decomposição e ciclagem de nutrientes. Este estudo objetivou avaliar a comunidade da fauna invertebrada do solo sob o cultivo de cana-de-açúcar colhida sem queima, considerando-se a deposição de diferentes quantidades de palhada sobre o solo. Os tratamentos consistiram de diferentes quantidades de palhada de cana-de-açúcar: T0% (0 Mg ha-1); T?25% (2,2 Mg ha-1); T?50% (5,1 Mg ha-1); T ?75% (7,8 Mg ha-1); e T?100%  (12,0 Mg ha-1). A amostragem aconteceu no período seco e final do período chuvoso, com armadinhas “Pitfall”. O número de indivíduos por armadilha ao dia, no período seco, variou entre 11,1 (T0%) e 14,7 (T?25%) e, no período chuvoso, de 15,11 (T0%) a 33,15 (T?75%). Os maiores valores de Shannon foram observados no período chuvoso, e os menores valores de diversidade e equitabilidade resultaram da maior incidência dos grupos Araneae e Formicidae. A quantidade de palhada sobre o solo não proporcionou grande influência nos índices ecológicos e riquezas total e média. A época da coleta influenciou na variação do número de indivíduos, riqueza de espécies, índice de Shannon e de Pielou. A manutenção da palhada promoveu benefícios para a fauna do solo, em relação ao manejo tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

ABREU, R. R. L. de; LIMA, S. S. de; OLIVEIRA, N. C. R. de; LEITE, L. F. C. Fauna edáfica sob diferentes níveis de palhada em cultivo de cana-de-açúcar. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 44, n. 4, p. 409–416, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/27511. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo