COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO DE Compsocerus violaceus (WHITE, 1853) (COLEOPTERA, CERAMBYCIDAE) EM RELAÇÃO À FAUNA DE CERAMBICÍDEOS COLETADOS EM POMARES DE CITROS

Autores

  • Antônio Henrique Garcia UFG
  • Marcos Gomes da Cunha UFG

Palavras-chave:

Inseto, praga, Compsocerus, citros

Resumo

No presente trabalho foi estudado o comportamento da população de Compsocerus violaceus (White, 1853) (Coleoptera, Cerambycidae) em relação à fauna de cerambicídeos coletados em pomar de citros misto conservado e abandonado, formado pelas tangerinas cravo e rio, laranjas baianinha e natal, tangor sabará e limão cravo. As coletas foram quinzenais e realizadas através de armadilhas plásticas iscadas com melaço de cana a 20%. Quinzenalmente também se procedia à troca da isca. O período de coleta foi de agosto de 1983 a julho de 1985. Foram estudados os parâmetros ecológicos de abundância relativa, constância, freqüência e dominância. Verificou-se também a influência de alguns fatores climáticos sobre a população da espécie. Foram coletados 405 adultos sendo, 180 machos e 225 fêmeas no pomar abandonado e no conservado 253 adultos, sendo 96 machos e 163 fêmeas. Desse total, 39% ocorreram no pomar conservado e 61%, no abandonado. O período de maior ocorrência da espécie foi verificado nos meses de novembro e dezembro, nos dois pomares. Não houve correlação entre os fatores meteorológicos estudados com a flutuação da espécie. Entre os parâmetros ecológicos estudados, C. violaceus foi classificado como ";comum e muito abundante”, “acidental e constante”, apresentou uma freqüência de 10,31% entre as espécies coletadas, e foi considerado “dominante” nos dois pomares, obtendo a mesma classificação das espécies Dorcacerus barbatus, Macropophora accentifer, Acathoderes jaspidea, Chlorida festiva e Trachyderes spp., coleobrocas reconhecidas como pragas de grande importância econômica para as plantas frutíferas no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Inseto; praga; Compsocerus; citros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2007

Como Citar

GARCIA, A. H.; CUNHA, M. G. da. COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO DE Compsocerus violaceus (WHITE, 1853) (COLEOPTERA, CERAMBYCIDAE) EM RELAÇÃO À FAUNA DE CERAMBICÍDEOS COLETADOS EM POMARES DE CITROS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 163–172, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2676. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico