ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE RENDIMENTO DE GENÓTIPO DE SOJA (Glycine Max (L.) Merrill) , NAS CONDIÇÕES DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Soja, genótipo, adaptabilidadeResumo
Com o objetivo de subsidiar a avaliação final de cultivares de soja para Goiás e Distrito Federal, o presente trabalho propôs-se a quantificar a adaptabilidade e estabilidade no comportamento produtivo do germoplasma testado nos anos agrícolas 1986/87 a 1988/89. O método estatístico adotado baseou-se na regressão linear segmentada, que permite avaliar, separadamente, as respostas produtivas de cada genótipo em ambientes abaixo da média geral e naqueles de produtividade acima desta média. No que se refere à adoção da metodologia, pôde-se verificar que apenas 14% dos genótipos não tiveram seus comportamentos satisfatoriamente explicados pelo método, indicando um ajuste adequado aos dados de rendimento de grãos. Quanto à identificação dos genótipos com características desejáveis, sugeriu-se que os parâmetros produtividade média (Yi) e estabilidade de comportamento (s²di) fossem considerados como prioritários em relação à adaptabilidade (bli e b2i). Logo, a faixa ambiental de adaptação do genótipo só tem interesse agronômico se o genótipo apresentar elevada produtividade média e comportamento previsível (estável). Desta forma, foram indicados dentro de cada grupo de maturação (precoce, médio e tardio), os genótipos mais promissores agronomicamente. Uma avaliação crítica do comportamento produtivo dos cultivares testemunhas, foi feita visando a subsidiar essa escolha em ensaios futuros.
PALAVRAS-CHAVE: Soja; genótipo; adaptabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.