ENSAIO PARA O CONTROLE QUÍMICO DA BROCA PEQUENA Neoleucinodes elegantalis (Guennée 1854) (Pyralidae Lepidoptera) DO TOMATE
Resumo
Para controle da broca pequena do fruto do tomate Neoleucinodes elegantalis (Guennée, 1854), foi realizado no campo experimental da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, um experimento em tomateiro, cultivar Kadá, visando a avaliar em campo a eficiência dos inseticidas: cypermethrin (Polydial 20 CE) – 130 g. i.a./ha; diclorvos (Nuvan 1000 CE) - 312,5 g. i.a./ha; diazinon (Diazinon 40 PM) 250 g. i.a,/ha; diazinon (Diazinon 600 CE) 300 g. i.a/ha, comparados com cartap (Cartap BR 500) - 312,5 g. i.a. e uma testemunha. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Cada parcela foi constituída de duas linhas com dez plantas. Foram realizadas quatro aplicações, sendo uma a cada semana, a partir do surgimento dos primeiros frutos. A avaliação dos resultados foi realizada por ocasião da primeira produção, quando todos os frutos das parcelas foram colhidos para se detectar quantos estavam brocados. Os resultados obtidos no presente experimento mostraram que houve diferença estatística significativa entre os produtos utilizados e que todos diferiram significativamente da testemunha. Os produtos mostraram as seguintes eficiências no controle da praga: Cartap BR 500, 90,9%; Polydial 20 CE, 88,2%; Nuvan 100 CE, 80,0%; Diazinon 600 CE, 77,3%, e Diazinon 40 PM, 70,9%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.