FREQÜÊNCIA DE BACTÉRIAS ISOLADAS NO AMBIENTE, EM FERIDAS CIRÚRGICAS, EM MÉDICOS VETERINÁRIOS, ENFERMEIROS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM: INFECÇÃO EM HOSPITAL VETERINÁRIO
Resumo
Foram analisadas bacteriologicamente 200 amostras colhidas em ambiente de hospital veterinário, em pessoal envolvido nos trabalhos hospitalares e em feridas cirúrgicas de cães. Das 275 cepas isoladas, os Staphylococcus coagulase negativa apresentaram a maior freqüência 97 (35,32%), vindo a seguir o gênero Streptococcus 45 (16,36%), o Enterobacter 35 (12,72%) e o Micrococcus 27 (9,18%). As bactérias do gênero Staphylococcus, que se originaram provavelmente de cães, em geral, foram mais sensíveis aos antibióticos e aos quimioterápicos do que aquelas que se originaram provavelmente do homem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.