VARIAÇÃO ESTACIONAL E COMPARACÃO DE PADRÕES DE VARIAÇÃO ESTACIONAL DE PREÇOS DE ARROZ, FEIJÃO, MILHO E BOI GORDO, EM GOIÁS, NO PERÍODO 1974-1984
Resumo
Neste trabalho, estudou-se o comportamento dos preços de arroz, feijão, milho e boi gordo, tendo por base os valores recebidos por produtores rurais de Goiás nos períodos de 1974 a 1979 e 1979 a 1984, através da comparação dos respectivos padrões de variação estacional. O método utilizado na determinação do padrão de variação estacional foi o da média geométrica móvel centralizada. Para indicação de alteração dos padrões foram utilizados: o coeficiente de correlação ordinal de Spearman, o teste da igualdade de duas variâncias e a comparação da amplitude dos índices sazonais aplicados aos dois períodos. Observou-se que houve mudanças nos padrões de variação estacional de todos os produtos, tendo, principalmente, aumentado a amplitude do índice sazonal no período 1979 a 1984, em relação a 1974 a 1979. A variação na amplitude do índice sazonal foi de 26,0%, 67,0%, 67,0%, 83,0% e 92,4% para os preços de arroz, feijão, milho e boi gordo, respectivamente. Os resultados indicaram que, no Brasil, a intervenção governamental naquele período, muitas vezes de forma casuística, provocou maiores incertezas, além dos riscos naturais da produção agropecuária, afetando as decisões de produtores e outros agentes envolvidos na comercialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.