OBSERVAÇÕES MORFOLÓGICAS E HISTOQUÍMICAS SOBRE AS GLÂNDULAS SALIVARES DO JACARÉ Caiman latirostris (Crocodilia Reptilia)
Resumo
Empregando-se métodos histológicos e histoquímicos para glicoconjugados, desenvolveu-se um trabalho sobre glândulas salivares do jacaré Caiman latirostris. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que estas glândulas são pouco desenvolvidas, aparecendo como estruturas unicelulares, semelhantes às células caliciformes, incluídas no epitélio estratificado pavimentoso da cavidade oral. Observou-se, ainda, a presença de esparsos alvéolos glandulares desprovidos de ductos excretores que continuam diretamente com o epitélio. Por meio de métodos histoquímicos para glicoconjugados, foi possível a detecção de glicoproteína e de ácido siálico nas formações glandulares desses animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.