FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Acanthoderes jaspidea (Germar 1824) (Coleoptera-Cerambycidae) EM POMAR DE ABACATEIRO (Persea americana Mill)
Resumo
No presente trabalho objetivou-se determinar a flutuação populacional de Acanthoderes jaspidea (Germar, 1824) em pomar de abacateiro Persea americana Mill, variedade Wagner, raça guatemalense, grupo floral A, com aproximadamente 15 anos, numa área de 2 hectares no município de Piracicaba, Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado semanalmente através de armadilhas confeccionadas com garrafas plásticas iscadas com melaço de cana a 20% diluído em água, num total de 10 armadilhas por hectare, no período de junho de 1983 a maio de 1985. Foi observada a possível influência dos fatores meteorológicos sobre a população da espécie. De outubro a janeiro foram observados os maiores picos populacionais com cerca de 84,9% dos espécimes coletados no período. Dezembro apresentou o maior pico populacional, com 51% dos adultos coletados. A armadilha e a isca mostraram-se bastante eficientes, reduzindo em 31% o número de adultos de um ano para o outro. Não foi observada a influência de nenhum dos fatores meteorológicos estudados sobre a flutuação de espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.