EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM FUNGICIDAS NO CONTROLE DO TOMBAMENTO EM FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.) CAUSADO POR Rhizoctonia solani Kuhn
Resumo
Foram testados alguns fungicidas no controle de Rhizoctonia solani em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), semeado em vasos com solo previamente inoculado por este fungo. As avaliações foram feitas aos 10, 20 e 30 dias após o plantio, levando-se em consideração ausência de germinação e plântulas tombadas. Os resultados mostraram que o fungicida thiram (280g i.a./100kg de sementes), não aumentou o stand de plantas em relação à testemunha. Sementes tratadas com PCNB (450g i.a./l00kg de sementes), com iprodione + thiram (200g i.a./l00kg de sementes) e com iprodione + thiram (240g i.a./l00kg de sementes) aumentaram o stand em percentagens que variaram de 65 a 73%, em relação à testemunha, mas o melhor resultado foi obtido com iprodione + thiram na concentração de 320g i.a./ 100kg de sementes, que promoveu aumento do stand em cerca de 83%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.